18/07/2021   Infraestrutura

Produtores rurais realizaram curso de operador de drone pelo Senar-Pr

A prefeitura de Campina Grande do Sul, em parceria com o SENAR — Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizaram o curso “Trabalhador na Agricultura de Precisão: Operação de Drones”, para os servidores e produtores rurais do município, com duração de três dias e no curso os alunos aprenderam várias utilizações do Drone na atividade rural.

O objetivo da prefeitura em parceria com o SENAR é oferecer a capacitação e mostrar que o drone pode ser usado como ferramenta para os produtores rurais, o curso teve duração de 24 horas e contou com parte teórica e prática. Na teoria foram abordadas questões de legislação, cuidados entre outras questões e já, na prática os participantes puderam fazer vôos autônomos para captações de imagens aéreas, medir talhão, ortomosaico, monitoramento de lavoura, curva de nível, sistema de comunicação e acessórios e entre outros aspectos que garantiram a eficiência desse novo recurso. Trabalhos que antes demoravam dias para ser executados podem ser feitos em algumas horas utilizando o drone.

O drone é uma tecnologia inovadora dentro do agronegócio e auxilia o produtor na tomada de decisões. Para que o produtor possa manusear corretamente o drone, além dos comandos, todos os itens em relação à segurança é necessário ter cadastro nos órgãos competentes para evitar qualquer problema. Como são aeronaves, os voos devem ser comunicados ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão vinculado ao Ministério da Defesa e drone deve ter cadastro junto aos órgãos oficiais responsáveis.

O Coordenador do departamento de agricultura da prefeitura Lucas Sehnem , comenta que os produtores rurais são uma das classes de profissionais que mais procura-se atualizar em relação aos avanços e novidades tecnológicas. “ Esta capacitação vai fazer a diferença na execução dos trabalhos na zona rural, no mapeamento das áreas e levantamento de dados no campo, facilitando o cotidiano do produtor rural”, disse Lucas.

Fotos: Diego Tiller PMCGS

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.