PORTAL DE NOTÍCIAS

06/03/2024   Saúde   Eventos

Prefeitura e Hospital Angelina Caron lançaram o Cuidando da Maternidade 2024: programa oferece palestras e orientações para gestantes

O programa Cuidando da Maternidade 2024, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Angelina Caron, começou na última semana com o objetivo de levar informações importantes sobre o período gravídico puerperal para as gestantes do município.

O programa possui o slogan “O cuidado que a mamãe e seu filho merecem!” e conta com uma programação diversificada e interativa, que inclui palestras, sorteios, coffee break e momentos musicais. Os encontros são mensais e acontecem no Espaço do Colaborador, no Hospital Angelina Caron.

O primeiro encontro foi realizado na tarde do dia 29/02 e teve como tema “Odontologia Durante a Gravidez”. As palestrantes foram as servidoras do município Dra. Emely Maria Coelho Weber, cirurgiã dentista e odontopediatra, e Dra. Karla Busnardo de Souza Serrano, dentista. Elas abordaram instruções e desmistificações sobre a saúde bucal, como cáries, escovação, casos de indicação para visita ao odontologista e/ou ao fonoaudiólogo, orientações sobre higiene durante a alimentação do bebê, além de outras temáticas importantes, como o uso da chupeta e o processo de amamentação.

As gestantes presentes no encontro elogiaram o programa e falaram sobre o aprendizado que tiveram:

Image

Ingreth Pereira Adad, moradora da Canelinha, disse que acompanha o programa desde que descobriu que estava grávida: “Acho importantíssimo, pois além de favorecer o conhecimento da gestante de primeira viagem, sempre agrega as pessoas que já têm outros filhos também”.

Image

Denize Dias, também moradora do município, afirmou que “o programa é bem interessante, pois por mais que a gente saiba alguma coisa, sempre tem coisas novas para aprender”.


As próximas palestras do programa abordarão assuntos como pré-natal, parto, amamentação, cuidados com o bebê, saúde mental, entre outros. 

Acompanhamento

O programa Cuidando da Maternidade 2024 também oferece acompanhamento médico para as gestantes, de acordo com o grau de risco. O pré-natal de risco habitualmente é realizado pela enfermeira e um clínico geral, as de alto risco e risco intermediário são ainda atendidas pelos ginecologistas do município. As gestantes de alto risco são encaminhadas para consultas no Hospital Angelina Caron, referência em maternidade.

Inscrições

As inscrições para o programa estão abertas a todas as gestantes do município e podem ser feitas nas recepções das unidades de saúde do município. A Prefeitura disponibiliza transporte para os encontros saindo de todas as unidades de saúde.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3162-7150.

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS