PORTAL DE NOTÍCIAS

15/09/2021   Social  

Governo do Estado oferece Bolsa de Qualificação para Profissionais da Cultura

Artistas, produtores e trabalhadores de diversas áreas da cultura terão a oportunidade de participar do Programa Bolsa-Qualificação, oferecido pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul para formação em políticas públicas culturais.

 

O programa visa fortalecer o trabalho do setor, um dos mais atingidos pela pandemia da Covid-19, oferecendo 12 mil bolsas gratuitas para o curso ministrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além de participar de aulas oferecidas na modalidade de ensino a distância (EaD), o contemplado receberá ainda um valor de R$ 3 mil Reais, dividido em 3 parcelas, conforme a duração do curso.

 

Segundo o edital do programa, o município de Campina Grande do Sul foi contemplado com 46 bolsas. As aulas terão uma carga horária de 120 horas, divididas em três módulos de 40 horas por mês. O primeiro módulo, que trata da formação em políticas de incentivo à cultura, é comum e obrigatório a todos os participantes. Os módulos seguintes serão voltados para a área de atuação de cada participante, e os conteúdos foram divididos entre Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro e Técnicos que atuam na cadeia produtiva da cultura.

 

AS INSCRIÇÕES

 

As inscrições iniciam nesta quarta-feira (15/09) e vão até o dia (04/10), e somente poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, clicando AQUI.

 

Os trabalhadores da cultura devem cumprir os seguintes requisitos para participar:

 

• Idade mínima de 18 anos, no momento de inscrição, comprovado pelo CPF;

• Atuação social ou profissional nas áreas artística e cultural nos 24 (vinte e quatro) meses, imediatamente anteriores à data de publicação da Lei Federal Aldir Blanc nº 14.017/2020 (29/06/2020), comprovada de forma documental, no segmento do curso no qual está se inscrevendo, mediante uma ou mais das alternativas abaixo relacionadas:

• Link de acesso à registros fotográficos, que evidenciem, no mínimo, 02 (dois) anos de atividades e trabalhos realizados pelo profissional; ou

• Carteira de trabalho profissional; ou

• Declaração de entidades de classe do setor cultural, tais como: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná - SATED/PR, Associação de Vídeo e Cinema do Paraná - AVEC, Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná - APAP, Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – SIAPAR, entre outras, desde que legalmente constituída como representantes do setor cultural; ou

• Declaração de dirigente público municipal da Cultura, informando que é trabalhador ou trabalhadora da Cultura.

• Residência no Estado do Paraná, mediante comprovante de endereço ou Autodeclaração de Residência (Anexo III do Edital nº 02/2021) ou de Co-Residência (Anexo IV do Edital nº 02/2021).

• Declaração de Não-Impedimento de Participação ao Edital de Chamamento Público do Programa Bolsa-Qualificação, onde o participante declara estar apto à seleção (Anexo V do Edital 02/2021).

 

O edital completo pode ser acessado clicando AQUI e para mais informações, entre em contato com o Departamento da Cultura da Secretaria Municipal de Ação Social, Família e Cultura pelos telefones (41) 3676-8043 ou (41) 3676-8024.

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS