Formação de Professores e o Compromisso Nacional pela Alfabetização Infantil: Ações e Reflexões nos CMEIs de Campina Grande do Sul
O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita na pré-escola. Integrado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o programa oferece formação continuada aos professores, incentivando a criação de experiências significativas por meio da interação e do brincar. O LEEI busca garantir equidade no acesso à cultura escrita e à leitura, respeitando a diversidade infantil e contribuindo com base na alfabetização.
O Programa no CMEI Alcebíades Cooper e Dilacir da Rocha Lima
No município de Campina Grande do Sul, no CMEI Alcebíades Cooper, o programa se materializa com ações práticas que buscam promover a diversidade e o respeito a identidades e características de cada criança. A literatura foi utilizada como ferramenta para reflexão e desenvolvimento de autoestima. A história “Meu Crespo é de Rainha”, de Bell Hooks, foi escolhida para explorar a beleza e a importância de promover a autoestima e o respeito à diversidade, especialmente no que diz respeito aos diferentes tipos de cabelo. A obra ajuda a reforçar o conceito de que a diversidade é algo a ser valorizado. Além disso, as crianças produziram um “Livro da Diversidade”, que reuniu ilustrações e textos sobre a atividade, sendo posteriormente compartilhado com outras turmas.
A diretora do CMEI, Maria do Carmo G. Fajardo, compartilhou o impacto da atividade: “A expectativa que tínhamos na realização desse trabalho foi superada e muito, pois houve a participação entusiasmada das crianças, que começaram a perceber a si e ao outro, reconhecendo as características próprias e a beleza única de cada um.” Esse depoimento reforça a importância de ações que promovam o respeito à diversidade desde os primeiros anos de escolarização.
No Cmei Dilacir da Rocha Lima, também foi realizado a contação da história ‘’O cabelo crespo de Rainha’’ seguida da apresentação da música africana Akeko. Durante a atividade, as crianças com cabelo crespo foram convidadas a refletir sobre a valorização de suas características e identidades.
“Para mim, a atividade lúdica desempenha um papel essencial no desenvolvimento das crianças, pois transmite a elas exatamente o que elas realmente precisam. O retorno que recebi foi extremamente gratificante e satisfatório, e, ao longo de todo o processo, percebi o quanto foi fundamental para o aprendizado dos pequenos. Foi uma experiência cheia de sentimentos, como a satisfação de ver o progresso, mas também o sentimento de dever cumprido. No entanto, sei que isso nunca tem um fim, pois sempre há algo mais a aprender e a compartilhar com as crianças. O que mais me emocionou foi ver as expressões nos rostinhos delas, o encantamento ao se envolverem com a história e o fato de se tornarem protagonistas dela’’, destacou a professora do CMEI Dilacir da Rocha Lima Grazieli de Paula Macedo.
As equipes pedagógicas dos Cmeis incentivaram a aplicação dos conhecimentos adquirido no curso LEEI os docentes, que colaboraram na construção dessa rica experiência pedagógica, reforçando o compromisso da educação infantil com a formação de crianças mais empáticas, respeitosas e conscientes de sua própria identidade.
Matéria: Márcia Ferrarini - Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais
Créditos das fotos: Professores









