03/09/2021   Social   Conferências

Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Ação Social, Família e Cultura realizam a XIV Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Ação Social, Família e Cultura realizaram na tarde da última segunda-feira (30), a XIV Conferência Municipal de Assistência Social.
      O evento aconteceu de forma virtual, sendo transmitido pelo Facebook da Prefeitura Municipal e também pela plataforma Zoom, em conformidade com as orientações e protocolos de biossegurança das autoridades sanitárias, para prevenir o contágio e propagação pelo novo coronavírus.
         Este ano a Conferência teve como tema central: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
         Além da Secretária de Ação Social, Fabiana Magrin Zanetti e da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Vanessa Dal Ponte, participou da solenidade de  abertura, a Senhora Judite do Anjos Celestina, representante dos usuários do Sistema de Assistência Social do Município.

Iniciando os pronunciamentos, a presidente do Conselho Municipal Vanessa Dal Ponte deu por aberta a XIV Conferência Municipal de Assistência Social, destacando a organização da Conferência online, pela primeira vez realizada neste formato, possibilitando neste momento de pandemia a participação de todos os envolvidos com o Sistema de Assistência Social no Município: poder público, conselheiros e usuários. Falou também das dificuldades em desenvolver um trabalho efetivo junto aos usuários diante dos desafios da pandemia.
        Em seu pronunciamento a Secretária de Ação Social, Fabiana Magrin Zanetti, disse que as Conferências exercem um papel importante na sociedade, pois estabelecem o debate e promovem as discussões das demandas reais existentes, estimulando a criação de novas diretrizes a serem implementadas pelos órgãos governamentais e não governamentais, acerca de políticas públicas de assistência social. A Secretária citou também as ações realizadas pela equipe da Ação Social durante a pandemia, devido ao aumento considerável da vulnerabilidade entre a população. “Muitas famílias procuram os serviços sociais como último recurso e nós devemos nos manter prontos a atender às demandas da população, principalmente dos mais necessitados”. Finalizou agradecendo o empenho e a dedicação dos servidores e colaboradores envolvidos com a Assistência Social no município.
        Na sequência, foi realizada leitura e aprovação do Regimento Interno da XIV Conferência Municipal de Assistência Social, inclusive com a votação ocorrendo também de forma remota pelos participantes. Após aprovação do regimento Interno houve a apresentação da Palestra Mágna com o tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, com a palestrante Vanessa Lopes Leo.

Durante os trabalhos realizados houve ainda, aprovação das propostas dos eixos temáticos, aprovação dos Conselhos não governamentais e aprovação do Delgado municipal que participará da próxima Conferência Estadual de Assistência Social nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2021.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS