26/09/2022   Educação Saúde

Cartilha lúdica orienta crianças no “Campina sem Dengue” e antecipa prevenção da doença

Uma cartilha para colorir, desenhar, e de forma lúdica interagir com as crianças da rede municipal de ensino e suas famílias, sobre a prevenção da Dengue. Essa é uma das apostas da gestão municipal para ampliar as informações sobre a doença e a forma como ela é transmitida. O Projeto "Campina sem Dengue'', apresentado nas Escolas Municipais é uma iniciativa da Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria da Educação. As cartilhas foram entregues durante lançamento do projeto no dia 09 de setembro, na Escola Municipal Anna Ferreira da Costa.

Até o final de novembro, mais 11 escolas receberão as cartilhas seguidas sempre de uma palestra, onde uma pessoa se veste de mosquito Aedes Aegypti, enquanto a equipe da saúde apresenta slides explicando os possíveis focos, sintomas e cuidados da doença.

A cartilha foi idealizada por um comitê gestor, dentro da Secretaria de Saúde e desenvolvida pela equipe de comunicação, da Secretaria de Governo e Comunicação da prefeitura.

Cuidar e prevenir

“Somos um município extenso e com ampla área rural. Trabalhamos sempre com a conscientização ambiental em relação ao descarte irregular de lixo, que pode gerar focos do mosquito. Mas, é preciso mais. E a cartilha, através das crianças participando e aproximando a família e toda comunidade escolar envolvida, é um passo para cuidarmos melhor do nosso município e ficar fora da estatística da Dengue. Vamos juntos prevenir!” destacou o prefeito Bihl Zanetti.

De pai para filho

A relatora do projeto, Ana Paula Jacinto de Oliveira, destaca o envolvimento da família por meio da cartilha e da informação. ''Neste projeto os alunos e suas famílias adquirem conhecimento sobre a Doença e como é transmitida. Também entendem a importância da responsabilidade da comunidade nas atividades de combate a Dengue'' explicou Ana Paula.

Em sala de aula

Virginia Paula Moreira, é diretora da escola municipal Anna Ferreira da Costa. Ela conta que a cartilha e toda ação veio para somar. ''É de suma importância o trabalho realizado em sala de aula por meio das palestras abordando a conscientização sobre o tema. A palestra foi dinâmica e bem clara, com certeza veio somar com o trabalho já realizado pelos professores de nossa escola,'' relatou.

O projeto vem de encontro e, em cumprimento ao disposto no Manual de Diretrizes Nacionais, que preconiza a prevenção e controle de epidemias da Dengue.

Fazendo bonito

A aluna Geovana Aparecido dos Santos, de 10 anos, estuda na escola municipal Anna Ferreira da Costa. Ela conta o que aprendeu com a palestra e a cartilha. “Adorei a campanha. Ensinou que temos que cuidar mais do nosso planeta e não deixar água parada em baldes, tanques e caixas d’água. E a cartilha tem personagens e ficou muito legal. Ensina sobre os perigos da Dengue” disse a aluna.

A cartilha recomenda as atividades de educação e comunicação, tornando-se ferramenta importante para conscientização e sensibilização dos alunos e seus familiares de Campina Grande do Sul.

Ações realizadas no município

Periodicamente o município realiza o monitoramento através das 10 armadilhas em pontos estratégicos. Nelas são capturadas larvas de mosquito com o intuito de monitorar a proliferação do Aedes e também realizar ações de combate, caso encontre larvas positivas para o Aedes.
Além das armadilhas, a Vigilância Ambiental realiza levantamento por índice amostral nos bairros, com agentes de endemia que fazem coleta nas casas. Há também ações de fiscalização que atendem  denúncias em todo município.

Mais informações ou denúncias:

(41) 3676-8199 – Vigilância Ambiental

Fotos: Marcia Ferrarini/PMCGS