18/10/2019   Educação

Aluno da Escola Nilce Terezinha Zanetti vence Prêmio MPT na Escola

No dia 08/10 (terça-feira), Campina Grande do Sul conquistou o primeiro lugar na fase regional da categoria “Conto” do Prêmio MPT na Escola. A cerimônia de premiação ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, e é oferecido pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR) com objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

O conto premiado foi escrito por Murilo Soteli Lupo, aluno do 5º ano A da Escola Municipal Professora Nilce Terezinha Zanetti, no Paiol de Baixo. Com a vitória, a escola recebeu o valor de R$ 15.000,00 para investir em revitalização da escola.

A vitória do aluno Murilo merece grande destaque diante do enorme número de trabalhos inscritos. Segundo o MPT/PR, em 2019, o projeto MPT na Escola contou com a participação de 91.701 alunos de 746 escolas de 53 municípios do Paraná.

Confira o conto escrito por Murilo Soteli Lupo, aluno da professora Franciele Santos:

“O Super Reciclagem”

Em uma cidade que tinha acabado de ser construída, há cinco meses, foi em 2019 mesmo, esse lugar era conhecido como Lixolândia, porque tinha vários lixões, onde crianças trabalhavam, entre elas estavam os irmãos Pedro e Maria.

Pedro sempre protegia Maria de tudo, mas teve um dia em que um monstro atacou a cidade, o nome dele era Sr. Lixo, ele fazia as crianças trabalharem muito, quando o desrespeitavam, deixava elas trabalharem até de noite.

Mas um dia Pedro falou:

- Não dá mais, vou fazer alguma coisa.

Ele foi lá conversar com o Sr. Lixo.

- Eu não vou mais trabalhar para você, as crianças precisam ir à escola.

Ele respondeu:

- Não, agora é que vou deixar sua irmã Maria trabalhar para sempre.

E Pedro fala:

- Não vai, eu estava escondendo esse segredo para quando chegasse esse momento. Adivinha? Eu sou um super-herói, meu nome é Sr. Reciclagem, toma essa... Há... Há...

O Sr. Lixo quer poluir a cidade toda, mas o Sr. Reciclagem promete que vai ensinar a todos os três Rs: reduzir, reciclar e reutilizar.

E os dois começam a brigar: Pa! Pu!

No fim,o Sr. Reciclagem ganhou, salvou sua irmã Maria, libertou todas as crianças do lixão para ir a escola e criou empregos para os adultos terem trabalho decente.

A cidade de Lixolândia ficou diferente, limpa e muito bonita, o Sr. Lixo vendo tudo isso, acabou se tornando cidadão da cidade também, com uma nova identidade, Sr. Limpeza, e a antiga Lixolândia agora passou a ser conhecida como Reciclolândia, um bom lugar para se viver.

Fotos: SME/CGS