PORTAL DE NOTÍCIAS

17/04/2020   Projetos   Obras Prefeitura

Sinônimo de progresso em Campina, rua Professor Duílio Calderari está prestes a ter obras concluídas

Entenda como a prefeitura desemperrou processo burocrático que impedia avanço da execução do projeto

A rua Professor Duílio Calderari é a principal via do Jardim Paulista e uma das mais importantes de Campina Grande do Sul. Obras de drenagem, calçadas em paver, pavimentação, paisagismo, espaços adequados para estacionamento, sinalização horizontal e vertical e alargamento de pista têm garantido ao caminho pelo qual passam centenas de veículos diariamente, um processo completo de revitalização. O suficiente para estar à altura do que representa a rua para o comércio e para a população.

 

As obras na via, literalmente caminham para o fim. A previsão é para que até a primeira semana de maio as intervenções terminem. Até lá, a rotatória no entroncamento com a rua Leonardo Francischelli será instalada novamente. Outras duas rotatórias serão implementadas nas intersecções das ruas Ângelo Antonio Zanchettin e José Sbalcheiro.

 

O prefeito Bihl Zanetti lembra o quanto foi difícil desatar os nós que possibilitassem o andamento das obras na “Duílio”, como é chamada pelos campinenses. Segundo ele, a batalha foi intensa para “destravar processos burocráticos”.

 

Em 2019, no início das obras - no trecho de aproximadamente 1 quilômetro, entre as ruas Caetano Scalabrin e José Sbalcheiro - foi preciso que a Prefeitura de Campina Grande do Sul emitisse ao Ministério da Infraestrutura uma notificação extrajudicial, visto que o órgão era responsável por grande parte dos valores correspondentes aos investimentos, mediante convênio previamente estabelecido entre o município e a União. “Foi uma vitória. Para que chegássemos até aqui com as obras na Duílio, tivemos que lutar muito para manter o convênio com o governo federal e depois a liberação dos recursos”, descreve Bihl Zanetti.

 

A situação, segundo o prefeito, chegou a um ponto, que para as obras terem andamento foi preciso pedir para a Caixa Econômica Federal – instituição financeira incumbida de receber os valores do Tesouro Nacional e repassar ao município, mediante o convênio até então existente – autorização para que o município pudesse adiantar os investimentos previstos no repasse federal, relegando ao Ministério da Infraestrutura a “obrigação de reembolso”.

 

“Tivemos de agir com coragem. Com a saúde financeira da prefeitura em dia, adiantamos recursos próprios para que o projeto fosse concretizado e os trabalhos efetivamente iniciassem. Hoje vemos que valeu a pena. A obra está quase concluída e o governo federal honrou com sua parte”, atesta Bihl Zanetti.

 

O prefeito municipal é convicto de que qualquer empresário, principalmente no ramo de varejo, busca investir em locais onde o progresso seja evidente. “Atrás da infraestrutura vem o investimento e, em seguida, empregos e renda. É o que sustenta Campina Grande do Sul hoje e sustentará no futuro também”,  finaliza Bihl.

 

CAPA ASFÁLTICA - Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), uma das últimas etapas de intervenção na rua Professor Duílio Calderari foi concluída. A aplicação de capa asfáltica beneficiou um trecho de aproximadamente 500 metros, entre as intersecções das ruas Ângelo Antonio Zanchettin e José Sbalcheiro.

 

ASFALTO E PROGRESSO - As obras na rua Professor Duílio Calderari fazem parte do programa de pavimentação  Asfalto e Progresso. A ação contemplará até o final deste ano pelo menos mais 21 ruas e avenidas, resultando em um total de 71 vias asfaltadas em 22 bairros. 

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS