02/09/2022   Indústria e Comércio   Eventos

Programa Qualifica Campina já formou mais de 2 mil campinenses

Mais uma turma de 103 campinenses receberam na noite do dia 1º de setembro, os Certificados de Conclusão de cursos do Programa Qualifica Campina, nas áreas de Logística e Eletricidade Automotiva.  A cerimônia de entrega aconteceu no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, com a presença do prefeito Bihl Zanetti e autoridades.
Desde o lançamento do Programa em 2021, mais de 2 mil pessoas se formaram em cursos que estão diretamente ligados aos setores comerciais e industriais do Município.
O Programa Qualifica Campina é um trabalho da Prefeitura de Campina Grande do Sul, realizado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio. As aulas foram ministradas na Unidade móvel na Carreta do Conhecimento, disponibilizadas pelo Governo do Estado.

Cursos
A Prefeitura realiza a contratação do  SENAI e os cursos são ofertados gratuitamente à população onde os alunos aprendem na  teoria e na prática, obtendo conhecimento e noções das disciplinas aplicadas. Além do contato com profissionais da área; uma carga horária de 80 horas e com o certificado na mão amplia-se a possibilidade desses jovens ingressarem no mercado de trabalho.
Os alunos da última turma saíram certificados para as ocupações de Conferente, Assistente de Logística e Elétrica Automotiva.

Investimento e apoio
O  prefeito Bihl Zanetti destacou que não basta o município crescer, é preciso se desenvolver, em parceria com as empresas buscando geração de renda e emprego. “ Temos que atrair investimentos e ao mesmo tempo qualificar o campinense. Todo ano fazemos o planejamento financeiro com previsão orçamentaria para qualificação profissional e investimentos nessa área. Resultado certo de geração de emprego e qualidade de vida. Não à toa, já atingimos nossa meta que era formar 2 mil novos profissionais.” Bihl ainda avalia que o projeto  vai além da formação. “Estamos em constante diálogo com empresas que estão interessadas em se instalar em Campina e as que já estão sediadas na cidade. Parabéns a todos” concluiu o prefeito.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Venício Ferreira, a área de logística está crescendo bastante no município e o Certificado com a marca SENAI abre portas para o emprego. “Feliz por mais uma etapa dessa formação que permite que nossos empresários empreguem gente nossa e com qualificação. A parceria e o peso do SENAI nesse certificado faz toda diferença na hora da contratação” disse o secretário.

De olho no emprego
Sergio Ricardo Guimarães, morador do Jardim Paulista, tem 54 anos e após cinco anos fora do mercado de trabalho se diz estimulado para novos desafios. “Aproveitei essa importante oportunidade e conclui três cursos, Conferente, assistente de logística e elétrica automotiva. Quero estar preparado, afinal há muitas empresas chegando no município” destacou Guimarães.
Moradora do Cohapar, Lenir Batista do Nascimento, 43 anos, pegou o certificado de Conferente e almeja emprego na área.  “Já estou na expectativa de conseguir uma vaga no Boticário de Campina. Achei ótimo o curso ser gratuito. Eu não tinha condições de pagar um curso e agora estou qualificada para a vaga tão sonhada que é a de Conferente” comemorou Lenir.

Participaram da solenidade, o prefeito Bihl Zanetti; o secretário de Indústria e Comércio, Venício dos Santos Ferreira; representante da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Milton Kubicke Rech , o coordenador da Educação do SENAI, Richard Valandro, o coordenador regional CIEE Alexandre Albuquerque Beleza, e o Gerente Geral da Agência do Trabalhador de Campina Grande do Sul, Roberto Emídio da Silva.

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.