PORTAL DE NOTÍCIAS

05/03/2024   Saúde  

Progestão em Saúde: um avanço para a saúde de Campina Grande do Sul

Na última quinta-feira, 29/02, aconteceu o evento Progestão em Saúde, que reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Campina Grande do Sul, na QBCAMP. O objetivo foi levar informação e tecnologia aos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, fortalecendo o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade.

Progestão em Saúde é um programa da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul, que visa a adoção de boas práticas de gestão, por meio da avaliação e estudo dos processos da organização, sob uma visão sistêmica no desenvolvimento humano das pessoas envolvidas, objetivando melhoria e qualidade do ambiente, para o público interno e externo da secretaria.

Durante o evento, foi realizada uma palestra com o professor doutor Denecir de Almeida Dutra, titular da Uniandrade, que falou sobre a importância da territorialização da saúde, que consiste em dividir o município em áreas geográficas, levando em conta as características sociais, econômicas, culturais e epidemiológicas de cada região. Segundo ele, essa estratégia permite um planejamento mais eficiente das ações de saúde, com foco na prevenção e na promoção da qualidade de vida.

“É com grande orgulho participar do projeto Progestão em Saúde de Campina Grande do Sul. Isto remodela as interações de gestores do executivo municipal, com a dinâmica do ato de fazer, na rotina do colaborador ou seja ACS, especificamente instrumentalizando a territorialização em saúde na atenção primária no município. Tais elementos ampliam o planejar em saúde com a chamada prevenção. Base da longevidade e qualidade de vida, aspectos que são almejados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul”, disse o professor.

Além da palestra, os ACS receberam tablets e receberão EPIs novos e de qualidade, que vão facilitar e agilizar o seu trabalho. Com os tablets, eles poderão registrar as informações dos usuários diretamente no sistema digital, sem a necessidade de preencher formulários em papel, o que contribui também para a preservação do meio ambiente. Os EPIs garantem a segurança e a proteção dos profissionais.

O secretário de Saúde, Leandro Zanetti, esteve presente no evento e parabenizou os ACS pelo trabalho realizado. Ele destacou que a territorialização da saúde é uma conquista importante para a gestão da saúde de Campina Grande do Sul, e que os ACS são os responsáveis por levar a saúde até as pessoas, por conhecer as necessidades e demandas de cada território, por prevenir e combater as doenças, por promover a qualidade de vida da população.

“É com muita satisfação que estamos aqui hoje para celebrar uma conquista importante para a saúde de Campina Grande do Sul: a territorialização da saúde. Esse é um objetivo que buscamos desde o início da nossa gestão, e que agora se torna realidade graças ao trabalho dedicado e competente dos nossos agentes comunitários e agentes de endemias. Eles são os responsáveis por levar a saúde até as pessoas, por conhecer as necessidades e demandas de cada território, por prevenir e combater as doenças, por promover a qualidade de vida da nossa população”. Leandro citou o reconhecimento e valorização desses profissionais pelo prefeito Bihl Zanetti, que está realizando novos investimentos na melhoria das suas condições de trabalho, fornecendo mais instrumentos, equipamentos e EPIs novos e de qualidade. 

O secretário finalizou agradecendo a todos os funcionários da saúde, por não medirem esforços para cuidar dos campinenses, especialmente nesse momento difícil de pandemia. “Vocês são verdadeiros heróis e heroínas. Vocês estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas. Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!”, disse Leandro.

O evento Progestão em Saúde foi um sucesso e demonstrou o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul com a valorização dos seus profissionais e com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Fotos: Sandro Fonseca

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS