PORTAL DE NOTÍCIAS

26/06/2023   Saúde  

Prefeitura promoveu ação do “Dia D” para prevenir e combater a Dengue em Campina Grande do Sul

O dia 22 de junho de 2023 ficou marcado em Campina Grande do Sul como o Dia D, na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da Dengue, Zika Vírus, Febre Amarela e Chikungunya. Essa foi mais uma ação realizada durante a semana de combate à Dengue no município.


Dentre as ações do Dia D, houve a visita ao bairro Jardim Santa Rosa, em um trabalho integrado entre as secretarias municipais, coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, para conscientizar a população sobre a prevenção das doenças.


A Defesa Civil, com a ajuda de um drone operado por técnicos, fez imagens aéreas de moradias identificando as quais se encontravam em situação crítica à proliferação do mosquito. Agentes de endemias realizaram visitas domiciliares nestas e em outras residências, orientando os moradores sobre os cuidados de manter a limpeza nos terrenos, nas calhas e não deixar recipientes vazios expostos ao tempo, para evitar possíveis criadouros do mosquito. As equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, auxiliaram com a remoção de resíduos e entulhos nos locais visitados. A Guarda Civil Municipal acompanhou a visitação. A Secretaria de Ação Social, Família e Cultura trabalhou ações de conscientização em seus grupos de atividades. Na área da Educação, as Escolas e Cmeis da rede municipal de ensino, realizaram atividades em sala de aula. Nas redes sociais, a população participou com o registro das ações de combate ao mosquito da Dengue, marcando a Prefeitura de Campina Grande do Sul e aderindo a campanha do Dia D.


Atualmente o município não é considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o secretário de Saúde, Leandro Zanetti, ações como esta de prevenção e combate à doença, por meio do contato direto com a população são necessárias para identificar os possíveis focos do mosquito. Ele destacou que a ação do Dia D foi positiva e que logo será realizada em outros bairros. Disse também que o controle sobre a proliferação do Aedes, em Campina Grande do Sul, é resultado do trabalho da Vigilância em Saúde. "Nossos agentes de endemias realizam periodicamente o monitoramento de imóveis e a eliminação de possíveis criadouros. Fazem visitação e inspeções regulares em borracharias, cemitérios, empresas e fazem o acompanhamento de armadilhas colocadas em locais estratégicos, além das visitas domiciliares de fiscalização”, finalizou o secretário.


Fotos: Diego Tiller / Comunicação PMCGS


Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS