06/12/2017   Projetos   Obras Prefeitura

Município conclui Oficinas de Mobilização Social e Gestão do CEU

Na quarta-feira (29), a Prefeitura de Campina Grande do Sul cumpriu a última etapa das Oficinas de Mobilização Social e Gestão do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Durante o encontro, foram plantadas cerejeiras no entorno da obra.

Os plantios foram feitos pelo prefeito Bihl Zanetti, representantes da comunidade e alunos da Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro. Também participaram do encontro a primeira-dama, Fabiana Zanetti, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Messias Almeida, além das equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Departamento de Meio Ambiente.

“Este espaço está sendo feito para a comunidade e com a comunidade. É muito bom contar com a população na sua construção e gestão”, destacou o prefeito, Bihl Zanetti. Ao todo, foram realizados durante o mês de novembro dez encontros e cumpridas as sete etapas das Oficinas para Mobilização Social e Gestão do CEU. Todos os eventos tiveram grande adesão da comunidade.

O CEU, que está em construção no Eugênia Maria, terá dois blocos. No primeiro, haverá um cine teatro, um telecentro e uma biblioteca. O segundo será composto por uma sala de multiuso para projetos do Cras e outra sala para projetos culturais. O espaço possibilitará a realização de atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. O centro será gerido por um Conselho Gestor, composto por cinco representantes da comunidade, cinco da sociedade civil organizada e outras cinco do poder público.

As Oficinas para Mobilização Social e Gestão do CEU, exigidas pelo Ministério da Cultura, foram as seguintes: 1) Sensibilização, quando o projeto foi apresentado à comunidade, 2) Grupo Gestor/Gestão Compartilhada, quando foi trabalhado o conceito de gestão compartilhada, 3) Grupo Gestor – Objetivos e Composição, em que foram definidos os objetivos do grupo, a proporção de representações e o número de membros, 4) Grupo Gestor - Regras e Institucionalidade, quando foram escolhidas as regras de funcionamento do grupo, 5) Usos e Programação, quando foi construída uma maquete simbólica do centro e listadas as prioridades coletivas de usos, 6) Intervenção Artística/Paisagística – Planejamento, quando foram definidas as ações de intervenção nos edifícios e áreas verdes do centro e 7) Intervenção Artística/Paisagística – Ação, em que foram executadas essas intervenções com a participação da comunidade. Todas foram registradas em ata e tiveram lista de presença.

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.