PORTAL DE NOTÍCIAS

13/09/2022   Indústria e Comércio   Eventos

Mais 106 alunos do Interior se formam pelo Qualifica Campina

Capacitar e preparar a população para o mercado de trabalho tem sido um dos pilares da gestão do prefeito Bihl

Em menos de quinze dias o prefeito Bihl Zanetti, entregou 209 certificados do Programa Qualifica Campina, realizado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio em parceria com o SENAI e Governo do Estado.  No último dia 06/09, foi a vez de mais 59 alunos do interior, receberem o certificado de conclusão nos cursos de Modelagem industrial; Panificação; Fabricação de pães e bolo. Outra turma de 103 novos formandos, pegaram seus diplomas no dia 02/09 em cerimômia realizada no Teatro Municipal. 
A entrega dos certificados do Interior aconteceu no Colégio da Terra Boa, e contou com a participação do prefeito Bihl Zanetti; secretário de Indústria e Comércio,  Venício Ferreira e o coordenador educacional do SENAI, Richard Valandro. 
Desde o lançamento do Programa em 2021, mais de 2 mil pessoas se formaram em cursos que estão diretamente ligados aos setores comerciais e industriais do Município. 

Colecionando diplomas 
Dairyne Bandeira Rodrigues , tem 18 anos, e avalia como importante a presença dos cursos na área rural. Ela concluiu dois cursos. “Achei o curso ótimo. Me surpreendi com o ensinamento dos professores.  E quero que ano que vem venha o complemento de panificação e de confeitaria,  para me especializar ainda mais”  disse a jovem que  já coleciona três diplomas do Qualifica Campina – Elétrica Automotiva, Panificação e Fabricação de pães e bolo.   

O Prefeito Bihl Zanetti falou que o compromisso do município em investir na formação das pessoas é parte de um projeto muito maior. “Faço questão de estar presente nessa entrega dos certificados e ver nos olhos de cada um a alegria dessa conquista. Isso é de vocês e ninguém tira. Uma vez capacitados, a oportunidade de uma vaga de emprego no comércio ou na indústria e bem maior, um trabalho informal  ou aprimoramento para aqueles que já trabalham na área e sempre bom.  E em breve vamos implantar a Escola Profissionalizante Municipal onde terá toda estrutura para ofertar mais cursos e com menos custo” explicou o prefeito.

Diferencial
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio,  Venício Ferreira, a  receptividade foi excelente.  “Tivemos uma grande adesão nos três cursos, com a participação de moradores de praticamente todas as localidades, desde a Divisa até Terra Boa. Garantimos o transporte gratuito em todos os períodos para facilitar o deslocamento da população e mantê-los envolvidos com os cursos.  Isso fez todo o diferencial” destacou o secretário.
Capacitar e preparar a população para o mercado de trabalho tem sido um dos pilares da gestão do prefeito Bihl, que  vem investindo sem medo na qualificação profissional como política pública de atenção à população.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS

Fotos