Portal de Notícias

16/04/2025     Educação  

Educação criativa e ambiental marca atividades em escolas e cmeis de Campina Grande do Sul

Escola João Assunção promove conscientização sobre a água com alunos de todas as turmas; já o Cmei Maria Alice desenvolve atividade lúdica com uma festa de aniversario para um dinossauro para trabalhar identidade, tempo e colaboração


Duas instituições de ensino têm realizado atividades educativas que unem aprendizado, criatividade e cidadania. A Escola Municipal João Assunção e o Cmei Maria Alice, realizaram ações que encantaram alunos e reforçaram a importância de uma educação comprometida com temas fundamentais para o desenvolvimento humano e social.

Na Escola João Assunção, a temática da água foi o ponto central de uma semana repleta de atividades com todas as turmas, nos períodos da manhã e da tarde. O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre a importância da água para a vida, a saúde, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de discutir os desafios relacionados ao acesso à água potável e ao saneamento básico, especialmente em áreas com escassez hídrica.


Durante a manhã, as professoras Taiza Beatriz Ribeiro de Lima, Viviane da Conceição Rodrigues e Andreia Georgina de Jesus conduziram atividades em sala de aula com as turmas do 3º, 4º e 5º ano. Após o recreio, o pátio da escola foi palco de uma animada versão do jogo “Passa ou Repassa”, adaptado com perguntas sobre o tema da água. A atividade, promovida pela supervisora Isabella Cristina Carnasciali da Costa, trouxe momentos de interação, risadas e muito aprendizado. “Foi um momento muito significativo para as crianças. Aprenderam brincando sobre um tema de extrema importância. Até as professoras se divertiram com as tortas na cara no final”, relatou a equipe da escola.


À tarde, as turmas do Infantil IV, Infantil V, 1º e 2º ano participaram de oficinas de recorte, colagem e pintura, coordenadas pelas professoras Andreia Georgina de Jesus, Ana Daniella da Silva, Taiza Beatriz Ribeiro de Lima e Viviane da Conceição Rodrigues. As atividades permitiram que as crianças expressassem, de forma lúdica e criativa, os conhecimentos adquiridos.


A segunda parte da tarde foi marcada pela contação da história “A Gotinha Plim Plim”, da autora Gerusa Rodrigues, conduzida pela supervisora Isabella, que também organizou um momento musical com a canção “A Água”, de Cristina Mel. O encerramento contou com a entrega de lembrancinhas confeccionadas com carinho. A iniciativa reafirma o compromisso da escola com a educação ambiental e a formação cidadã, utilizando metodologias criativas para preparar os alunos para os desafios do futuro.


Enquanto isso, no Cmei Maria Alice, a festa foi para um dinossauro! A ação lúdica, que encantou os pequenos, foi pensada com o objetivo de trabalhar noções de tempo e identidade por meio da atividade “Aniversário do Dinossauro”. As crianças participaram de todo o processo: ajudaram a preparar a festa, criaram docinhos como aranhas e cobras de massinha, e um bolo feito com galhos, folhas e flores — tudo com elementos da natureza. Também ajudaram a montar a mesa e, juntos, cantaram parabéns.


A atividade culminou com a fixação da foto de cada criança no calendário do grupo, no dia do seu aniversário, desenvolvendo a noção de tempo e datas comemorativas. Além disso, estimulou a criatividade, a colaboração e o senso de pertencimento. “Foi um momento de valorização da identidade de cada criança, promovendo a interação e o trabalho coletivo”, destacou a diretora Ticiane Coelho.


Entre os materiais utilizados estavam galhos, folhas, flores, massinha, papel colorido e fotos das crianças, além do próprio calendário, integrando os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular como “O eu, o outro e o nós” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.


Com essas iniciativas, tanto a Escola João Assunção quanto o Cmei Maria Alice demonstram como é possível aliar aprendizagem e diversão, promovendo o desenvolvimento integral das crianças com atividades que fazem sentido para sua realidade e estimulam o protagonismo desde cedo.


Matéria: Marcia Ferrarini - Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais

Fotos créditos: Professores