Alunos realizam extração de DNA em aula prática de Ciências
Atividade na Escola Rural Municipal Santa Letícia, em Campina Grande do Sul, aproxima alunos da biologia molecular de forma acessível e interativa
Alunos da Escola Rural Municipal Santa Letícia vivenciaram uma aula de Ciências fora do comum no mês de abril. Em uma atividade prática coordenada pelo professor Luis Alberto, os alunos realizaram a extração de DNA utilizando frutas como morango e banana, uma experiência inovadora que trouxe conceitos de biologia molecular para o cotidiano escolar.
A prática foi acompanhada pelo diretor da escola, Emerson Magno, pela supervisora Tatiana Barcellos Lauriano Leme e estagiária Sara. Utilizando reagentes simples e acessíveis, como detergente, sal e álcool, os alunos seguiram um protocolo adaptado para o ambiente escolar, conseguindo isolar o material genético das frutas em poucos minutos.
O ponto alto do experimento foi a observação do DNA ao microscópio, momento que marcou muitos alunos que, pela primeira vez, puderam ver estruturas invisíveis a olho nu, normalmente restritas aos livros didáticos.
“O objetivo da prática foi tornar tangível um conteúdo que muitas vezes é abordado de maneira abstrata nos livros. Trabalhar com a extração de DNA permite que o aluno compreenda, de forma concreta, a presença e a importância dessa molécula na constituição dos seres vivos. Além disso, o uso do microscópio, novidade para a maioria dos alunos, ampliou o impacto pedagógico da atividade, despertando interesse e promovendo maior engajamento com os conteúdos curriculares”, explicou o professor Luis Alberto.
‘’Com a realização desse experimento o professor conseguiu trazer o conteúdo de ciências para a realidade dos alunos, mas também estimulou a experimentação e a descoberta de forma lúdica e envolvente. Essa abordagem prática ajuda a consolidar o entendimento dos conceitos e incentiva a curiosidade natural das crianças, além de promover o pensamento investigativo’’, destacou a coordenadora do ensino fundamental Lucélia Fernanda Arcanjo Tonett.
A iniciativa faz parte do esforço da escola em adotar metodologias ativas de ensino, fortalecimento do ensino de Ciências no contexto da educação do campo. Através da experimentação, os alunos são incentivados a desenvolver o pensamento científica e a engajar mais profundamente com os conteúdos escolares.
Matéria: Marcia Ferrarini de Souza – Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais
Fotos: Professores
Confira o destaque da experiência no projeto da RPC Televisando pelo link:
https://especiais.televisando.rpc.redeglobo.globo.com/2025/06/02/a-aula-de-dna-que-encantou-os-alunos/









