23/09/2022   Segurança

Alunos do 5º ano recebem certificados após desenvolver desenhos sobre educação no trânsito

Desenhos feitos de forma manual pelos alunos do 5º ano das escolas municipais, ganharam a atenção da Secretaria de Ordem Pública e Segurança do município nessa terça-feira (20). Oito turmas participaram do projeto de confecção de slogan e uma propaganda voltada à educação no trânsito.

A entrega dos certificados vem de encontro com a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dia 18 a 25 de setembro. O Departamento Municipal de Trânsito - DEPTRAN, por intermédio do Grupamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal, escolheu os melhores desenhos de cada turma e o melhor dentre todas as escolas.

Cobraram dos pais

A diretora Roseli Churkin, da Escola Municipal Augusto Staben, que fica no Jardim Paulista, conta que os alunos expressaram tudo que aprenderam nos desenhos. “O fato da Guarda Municipal estar presente e realizar as palestras, teve um impacto importante. Os alunos ficaram motivados e entenderam o objetivo do projeto. Muitos me abordaram dizendo que cobraram dos pais o uso do cinto de segurança e maior atenção na sinalização de trânsito” explicou a diretora.

Futuro
De acordo com a diretora de trânsito, Arielly de Souza Dantas, a ação na escola foi muito bem recepcionada pelas crianças. “Por meio da atividade, eles compreenderam a importância das boas maneiras no trânsito. Creio que esta ação vai ficar pra sempre marcada na memória dessas crianças que são o futuro do nosso trânsito” destacou Arielly que agradece às diretoras das escolas e às professoras que deram continuidade ao trabalho iniciado pela Guarda Civil Municipal e pelo DEPTRAN.

O Projeto e o melhor desenho

No mês de maio, por força do movimento "Maio Amarelo", o Departamento Municipal de Trânsito - DEPTRAN, por intermédio do Grupamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal, realizou palestras em quatro escolas Municipais, sendo elas: José Eurípedes Gonçalves, Augusto Staben, Lucídio Florêncio Ribeiro e Santa Letícia (esta última no interior do município).

Na época, foi desenvolvido o trabalho com as crianças dos 5º anos das referidas escolas, com a cartilha "Educa, Educação para mobilidade consciente", sendo que a última atividade desta, era a confecção de uma propaganda voltada à educação no trânsito.

O melhor desenho entre todos os apresentados, foi o da aluna Maria Eduarda da Silva Rosa, da turma do 5º ano B, da Escola Augusto Staben.

Integração e continuidade

O secretário da pasta, Jefferson Rosa Cordeiro, explica que é um trabalho que merece continuidade e visa a integração da secretaria com a educação no trânsito. “É trabalho educativo que faz parte do projeto de integração com a comunidade escolar. A ação agrega mais informações ao aprendizado das crianças, especialmente na educação para o trânsito. A Secretaria de Ordem Pública e Segurança entende a importância das crianças no futuro do nosso município e pretende dar continuidade aos trabalhos realizados, anualmente, para que no futuro tenhamos um trânsito cada vez mais seguro” disse o secretário.

Participaram da entrega dos certificados, o secretário da pasta, Jefferson Rosa Cordeiro, a diretora de trânsito, Arielly de Souza Dantas e do Grupamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal, formado pelo Supervisor Souza e pelos agentes Morais e Henque.

Confira a relação dos alunos que se destacaram como melhores de cada turma:

- Maria Eduarda da Silva Rosa, 5º ano B, da Escola Municipal Augusto Staben;

- Kauane de Lima, 5º ano A, da Escola Municipal Augusto Staben;

- Flávia Martins, 5º ano C, da Escola Municipal Augusto Staben;

- Amanda Manuelly Venancio Veiga, 5º ano A, Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro;

- Victória Ribeiro Kim Felipe, 5º ano B, Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro;

- Emelly Costa, 5º ano A, Escola Municipal Santa Letícia;

- Pedro Henrique de Assis, 5º ano A, Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves;

- Evelyn Thalia de Lima da Silva, 5º ano B, Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.