09/08/2018   Cultura

Alunos da Rede Municipal curtem espetáculo “Música do portão pra dentro”

"Elis Regina, Raul Seixas, Elizete Cardoso, Rita Lee, Adoniran Barbosa... Já pensou ter todos esses grandes artistas juntos, como personagens de um grande musical para crianças?". Assim inicia o roteirista do musical, Rhenan Queiroz, seu release sobre o espetáculo “Música do portão pra dentro - MPB para crianças”.

Mil e setecentos alunos da Rede Municipal de ensino e do Colégio João Maria de Barros de Campina Grande do Sul puderam conferir a realização deste musical ao vivo no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi nos dias 7 e 8 de agosto, que apresentou de forma lúdica as músicas consagradas da MPB, como “Fascinação”, famosa na voz de Elis Regina, “Leãozinho” (Caetano Veloso), “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa), entre outras.

A apresentação da premiada “Música do portão pra dentro - MPB para crianças” rendeu muito conhecimento, aplausos e risos dos alunos, que ficaram encantados e envolvidos durante toda a peça. A Secretária de Cultura, Nelise Dalprá Noceti, ressaltou que “o mais interessante de todo o espetáculo foi verificar que muitas crianças não conheciam e nunca ouviram Raul Seixas, Rita Lee, Carmem Miranda e os demais cantores. As músicas de hoje não se comparam com a proposta cultural desta época. Lindo, emocionante e um aprendizado gigante para todos”.

O projeto é realizado pela Unicultura e Trento Edições Culturais, e as apresentações no Município contaram com o apoio da Prefeitura de Campina Grande do Sul, através das Secretarias Municipais de Cultura e da Educação. O espetáculo é um projeto cultural aprovado pelo Profice – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura com o patrocínio da Copel, Frimesa e Randon.

O musical

O espetáculo “Músicas do Portão para Dentro”propõe uma viagem poética pela música nacional. Seu enredo conta a história da pequena Elis, uma menina muito sonhadora, que tem o desejo de ser tornar uma cantora famosa. Em suas brincadeiras Elis encontra um antigo baú, que pertencia ao finado vovô Raul, e descobre segredos que a levarão a uma mágica e fantástica viagem pela Música Popular Brasileira.

O objetivo do musical é mostrar às crianças que existem outros referenciais musicais que devem ser conhecidos e estudados porque são artistas que marcaram a história da música popular brasileira e tornaram a cultura brasileira conhecidas no mundo todo através de sua arte.

Idealizada pela cantora e atriz Alexandra Scotti a peça conta com roteiro de Rhenan Queiroz, direção de Maurício Vogue, direção musical de Sergio Justen e no elenco os atores Alexandra Scotti, Lilian Marchiori, Tiago Luz, Diegho Kozievitch, Taciane Vieira e os músicos Sergio Justen e Valmir Pegas.

Em 2014, o espetáculo ganhou 3 Prêmios “Gralha Azul”, a principal premiação do teatro paranaense. Foram elas:

Melhor espetáculo infantil

Melhor Direção de Espetáculo para Crianças - para Maurício Vogue

Melhor Atriz Coadjuvante - para Taciane Vieira

Fotos – Confira no nosso Flickr as fotos do evento clicando AQUI.