21/10/2022   Saúde   Eventos

Ação do Outubro Rosa promove palestras de prevenção, atividade física e arte em Campina Grande do Sul

Visando a prevenção da saúde das mulheres campinenses, mais uma ação do Outubro Rosa pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Hospital Angelina Caron, reuniu diversas pessoas no Teatro Municipal de Campina Grande do Sul, na noite de 17 de outubro. O evento levou informações importantes sobre orientação e autocuidado, ginástica laboral, atividade física e a apresentação do Coral do Hospital Angelina Caron.

O prefeito Bihl Zanetti reforçou a importância dos cuidados com a saúde das mulheres “É essencial a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e o cuidado integral à saúde da mulher. Por isso incentivamos sempre ações como essa” disse o prefeito.

Durante o evento foram realizadas palestras sobre autoestima, ministrada pela psicóloga Alissandra Ferreira, do Hospital Angelina Caron. O público ainda teve esclarecimentos sobre autocuidado e prevenção com a enfermeira Scheyla Evanna Ledowski Voss. O coral do Hospital Angelina Caron e o professor Dodo, animaram o evento com música e ginástica.

Depoimento
Nocimara Bogri Martinez dos Santos, teve câncer de mama e deu um depoimento importante destacando a prevenção e os cuidados. “Descobri o câncer de mama por meio do autoexame. Passei pela fase difícil da doença mas consegui tratar com todo acompanhamento” relatou.

Nocimara alerta para que as mulheres, ao identificar qualquer suspeita procurem ajuda. “Mulheres se amem, se toquem e se conheçam. Não deixem para amanhã. Aproveitem a oportunidade do Outubro Rosa e previnam-se” disse.

Exames gratuitos

O município está realizando durante todo o mês de outubro a coleta de preventivo e encaminhamento para o exame de mamografia em 12 unidades de Saúde do município todos os sábados das 08 horas às 16 horas.

Recomenda-se que mulheres entre 50 e 69 anos, realizem a cada dois anos o exame de mamografia. Já o preventivo, a recomendação é anual.

Estiveram presentes no evento os secretários de Saúde, Leandro Zanetti e de Desenvolvimento Econômico, Venício Ferreira; a procuradora do município, Camila Vieira Zanetti, a representante do Hospital Angelina Caron, Beatriz Paternoster, servidores e população.

Comunicação/PMCGS

Foto: Diego Tiller/PMCGS