Prefeitura estabelece nova metodologia para enfrentamento à pandemia
Inovação vem através de escalonamento de horários com sistema de bandeiras
14/07/2020 saude

A Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul criou uma metodologia própria de escalonamento de horários. A medida estipula critérios estabelecidos pela Vigilância em Saúde (Visa), repartição vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, que prevê avaliação semanal da situação epidemiológica por meio de classificação de bandeiras – amarela, laranja e vermelha – que representam graus epidemiológicos.

A ideia é evitar ao máximo o fluxo de pessoas circulando ao mesmo tempo. Na prática, para um melhor controle epidemiológico, haverá restrição de horários de funcionamento do comércio evitando, porém, o fechamento absoluto, o que somente ocorrerá em último caso.

“O escalonamento é uma forma de manter a estratégia de conciliação entre a saúde pública e a atividade econômica de Campina Grande do Sul, seguindo a linha de atuação adotada pela Prefeitura desde o início da pandemia”, afirma o prefeito Bihl Zanetti.

Um novo decreto regulamentando a medida será publicado nesta quarta-feira (15). Campina Grande do Sul, mediante os critérios da nova metodologia, encontra-se em bandeira laranja, o que requer o controle moderado do fluxo de pessoas. O objetivo, por meio do documento, é também transmitir mais segurança para os comerciantes e população em geral, já que as bandeiras definem protocolos que facilitam o entendimento a cerca do controle da pandemia.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul reforça que todos os protocolos sanitários que já são de conhecimento da população devem ser mantidos, em especial o uso de máscaras e de álcool em gel, além do distanciamento social, evitando a aglomeração de pessoas, sob qualquer hipótese.

Confira na íntegra o decreto: https://bit.ly/2OvRiZT

Confira as bandeiras:

AMARELA - Nível 1 / Alerta: controle flexível do fluxo de pessoas

Todos devem estar o tempo todo em alerta e adotando as medidas de precaução largamente anuciadas e orientadas e cumprir todas as orientações do protocolo de responsabilidade sanitária e social.

LARANJA - Nível 2 / Risco médio: controle moderado do fluxo de pessoas

Há restrições a funcionamento de serviços e do comércio e áreas onde propiciam a aglomeração de pessoas.

VERMELHA - Nível 3 / Risco alto: controle rigoroso do fluxo de pessoas

Nível de alerta total onde haverá a restrição a circulação de pessoas., permitindo o funcionamento de alguns serviços com restrição de horários.