12/09/2017   Infraestrutura

Programa Bem-Estar Animal contabiliza 24 mil cães e gatos no município

Campina Grande do Sul possui aproximadamente 20.871 cães e 3.130 gatos. A estimativa, apurada pelo "Programa Bem-Estar Animal, Guarda Responsável e Controle Populacional de Cães e Gatos por Meio de Esterilização Cirúrgica", confirma os dados do último levantamento do IBGE. Deste total, cerca de 1.043 cães e 156 gatos são de rua.

O censo foi a primeira etapa do programa, lançado pela prefeitura em fevereiro. Também está autorizada a licitação para a compra do veículo que fará o transporte dos animais até as clínicas credenciadas para a esterilização cirúrgica. A contratação de um médico veterinário responsável pelo projeto, cadastrado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) - requisito para a realização destes procedimentos - está em andamento.

A previsão é que palestras com foco na guarda responsável sejam realizadas nas escolas municipais em outubro. As castrações e microchipagens devem ser iniciadas em 2018 em virtude da necessidade de previsão orçamentária anual.

"Nossa intenção é controlar a natalidade de cães e gatos no município, pois muitos são abandonados e  vivem sem condições de saúde adequadas. Sem cuidados, hoje esses animais sofrem e oferecem riscos à população, como a disseminação de doenças e agressões", disse o prefeito Bihl Zanetti.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Meio Ambiente. Também tem o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação.

"Os animais de rua serão atendidos na primeira etapa do projeto de castração. Em seguida, a previsão é que as medidas sejam estendidas a animais de famílias carentes inscritas no CadÚnico", explica Andreia Del Zotto, diretora de Meio Ambiente.