14/09/2017   Governo   Eventos

Evento reforça valorização da mulher

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, promoveu, na última quarta-feira (6), a palestra "Mulher: Viver em Harmonia sem Violência", em comemoração ao Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher. O evento foi realizado no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi.

A palestra levantou questões relacionadas aos direitos sociais e reforçou a importância da equidade entre homens e mulheres. O evento teve a participação de dois palestrantes: Cleo Portela, graduada e pós-graduada em Administração, e Luciano Borges, formado em Letras e Direito e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Penal.

Durante o encontro, também foi feita uma apresentação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, criada há cerca de três meses. "Os crimes contra a mulher estão no topo dos registrados no município. Este dado nos motivou a criar uma secretaria para atuar especialmente no combate a todas as formas de preconceito e discriminação, por meio da valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural", explicou o prefeito, Bihl Zanetti.

A secretaria também tem a função de sugerir parcerias para o albergamento de mulheres campinenses em abrigos, promover a capacitação das equipes dos órgãos de atendimento à mulher nos temas referentes às relações sociais de gênero e garantir a articulação com os órgãos e entidades municipais e estaduais de proteção à mulher.

"Este é o primeiro de vários eventos que programamos com o objetivo de reforçar a importância da mobilização e da organização de nós mulheres em busca de uma sociedade mais justa. As lutas ainda são muitas para um novo cenário de papéis e relações sociais", ressaltou Tatiane Fernandes, secretária de Políticas para as Mulheres.

O evento foi aberto ao público e também recebeu turmas dos colégios estaduais Campos Sales, Timbu Velho e João Maria de Barros. Ainda contou com a presença da primeira-dama, Fabiana Zanetti, do vice-prefeito, Nilson de Jesus Pires Falavinha, da coordenadora das Delegacias da Mulher do Paraná (Codem), delegada Marcia Marcondes, da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Terezinha, da conselheira da Sociedade Civil no Conselho Estadual da Mulher, Josiane Liz, do presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Alison Wandscheer, e de Caio Szadkoski, do Programa Nossa Cidade, além do vereador Venício Ferreira, de representantes da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).