PORTAL DE NOTÍCIAS

26/07/2023   meio-ambiente  

Prefeitura de Campina Grande do Sul inaugurou horta comunitária no Jardim Água Doce

A Prefeitura de Campina Grande do Sul lançou no sábado, 22 de julho, o programa da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, de implantação de hortas comunitárias, que contemplou o bairro Jardim Água Doce.


A horta instalada na Rua Antonio Collere, nº 319, em uma área de 3.584m², faz parte de um programa coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e têm ocupação de 104 canteiros, sendo 96 de moradores do bairro e 08 canteiros destinados à Secretaria da Educação para aulas das escolas mais próximas região, como ferramentas para o apoio escolar.


Os moradores do bairro que são os utilizadores da horta, têm direito a dispor de canteiros com terreno cultivável, com áreas de até 12 m², para a prática de agricultura com o sistema de sua preferência sendo ele convencional ou orgânico. Podem também usufruir de recursos, espaços e materiais para a prática da atividade agrícola, como, por exemplo, sistemas de água e composto orgânico resultante da compostagem a realizar.


O local que anteriormente abrigava uma matagal fechado, hoje serve como área destinada ao plantio, oferecendo bem-estar à comunidade.


O Senhor Laurentino Aparecido Veira, de 63 anos de idade é morador do bairro a 17 anos e utilizador de um dos canteiros da horta comunitária. Ele conta que o espaço da horta era apenas um espaço feio, com mato fechado e pouca segurança, deixando os moradores com medo. “Agradeço ao prefeito pela iniciativa de trazer a horta aqui para o nosso bairro. O aproveitamento do espaço da horta foi muito bom. Não imaginava que era possível essa transformação. A prefeitura trouxe uma atividade importante para os moradores”, disse Laurentino.


O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Júnior Bandeira, disse que a horta iniciou com um grupo pequeno de pessoas e aos poucos foi “ganhando corpo”. E completou. “O espaço acabou se tornando um centro de convivência para os moradores. Mais do que simplesmente cuidar do canteiros, as pessoas vêm até aqui para se sociabilizar, criam vínculos e ainda nos trazem as demandas do bairro, explicou o secretário.


O prefeito Bihl Zanetti falou aos presentes no evento. “A horta é uma ideia antiga e que conseguimos pôr em prática transformando áreas públicas, dando uma melhor destinação com atividades em benefício da população. Ainda com essa iniciativa mostramos o nosso compromisso com uma alimentação mais saudável e contribuindo para a saúde física e mental da comunidade, também, tornando esse espaço um centro de convivência entre os moradores”, concluiu o prefeito.


Presenças
Além das autoridades já mencionadas nessa matéria, participaram também do evento a vice-prefeita, Belenice Koffke Buff Rotini; o secretário interino de 
Governo e Comunicação, Ricardo Soares; o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Jeanderson Souza de Oliveira; o secretário de Indústria e Comércio, Venício dos Santos Ferreira; a secretária de Ação Social Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte; o assessor da Secretaria de Estado de Saúde, Valmir dos Santos; os vereadores Anderson Cardoso e Ismael Moraes de Oliveira; bem como servidores municipais e a comunidade do Jardim Água Doce.


Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS