PORTAL DE NOTÍCIAS

09/04/2024   Social  

Teatro Municipal recebe noite de paixão e melodia com apresentação da Orquestra Paranaense de Tango

Na noite de 3 de abril, a Orquestra Paranaense de Tango apresentou de forma singular um lindo espetáculo de música e dança que fez a plateia do Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi mergulhar profundamente na alma do tango.

A Orquestra estreou em Campina Grande do Sul sua turnê, que vai circular por oito cidades do Paraná. Foram apresentadas composições clássicas e contemporâneas do gênero argentino dos primeiros grupos típicos de tango que ecoavam pelas ruas de Buenos Aires, onde o estilo é muito mais do que uma dança; é uma expressão ardente de paixão, melancolia e desejo.

A Orquestra, com maestria, interpretou as obras de Piazzolla e outros compositores aclamados, como Arolas, Pugliese e Gardel. Astor Piazzolla, o lendário “assassino do tango”, encontrou na música uma maneira de reinventar o gênero. Suas composições, como um vendaval de notas e emoções, ecoam pelo mundo todo.

No palco, dançarinos habilidosos entrelaçaram seus corpos em movimentos sensuais e dramáticos, enquanto a orquestra com seus violinos, bandoneons, piano e baixo criaram uma linda sinfonia em um cenário que conduziu o público a uma viagem através da história.

Foi uma oportunidade única e memorável para quem garantiu seu ingresso gratuitamente e viu de perto essa celebração tangueira. A música, a dança e a cultura do tango se fundiram e o Teatro Municipal vibrou com a energia apaixonada que só o tango pôde proporcionar. 

Moradora da sede de Campina, Estela Celina Muller, gostou tanto da apresentação que se sentiu na capital do Tango. "Foi maravilhoso! Parabéns à Orquestra, aos dançarinos e bateu uma saudade de Buenos Aires. A apresentação foi divina” destacou Estela.

Músicos

 A Orquestra Paranaense de Tango, cuja formação remete às primeiras orquestras do gênero, traz como destaque o bandoneón, instrumento típico das primeiras gerações do tango, habilmente tocado pelo argentino Martín Mirol, residente no Brasil há 25 anos, trazendo autenticidade à música da OPRT.

Durante o espetáculo, o músico que também é especialista nesse estilo cultural, apresentou curiosidades, o significado das músicas e um pouco sobre a história do ritmo argentino.


A Orquestra também é formada por músicos de trajetórias sólidas em grupos renomados em Curitiba, como a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Camerata Antiqua de Curitiba, como Dan Tolomony e Vitor Andrade (violinos), Jader Cruz (viola), Marcus Ribeiro (violoncelo), Rafael Rodrigues (contrabaixo), Davi Sartori (piano) e Victor Gabriel (clarinete).


Bate-papo

Após o concerto, houve uma sessão de bate-papo aberta ao público, onde os músicos e bailarinos conversaram sobre os instrumentos, os compositores, a dança e outras curiosidades da dança. Esse momento teve o intuito educar e também inspirar uma nova geração de apreciadores da arte do Tango.


Biografia

A Orquestra Paranaense de Tango, estabelecida em 2023, emergiu como uma força vibrante na cena musical de Curitiba, cativando não apenas os aficionados pelo tango, mas também um público mais amplo, demonstrado pela lotação de todas nas suas seis apresentações até o momento.

O primeiro ano foi marcado por uma série de emocionantes performances que conquistaram o coração do público curitibano. Desde o primeiro concerto na Capela Santa Maria em janeiro, até apresentações no Teatro Regina Casillo em maio, celebrando o Dia da Pátria Argentina, e uma participação especial na 40ª Oficina de Música de Curitiba, onde a Orquestra demonstrou sua versatilidade e paixão pela música argentina. 


O encerramento do ano aconteceu de forma brilhante, com o Tributo a Piazzolla, um momento

especialmente marcante que fechou com chave de outro o primeiro ano de existência do grupo.


Projeto

O Projeto de apresentação da turnê Orquestra foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura -PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultural – Governo do Paraná, com o apoio da COPEL e da HAVAN, com a produção de Josnel Garcia de Carvalho e coordenação geral de Rafael Rodrigues da Silva.

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS