PORTAL DE NOTÍCIAS

25/08/2023   Saúde  

Secretaria de Saúde promove a campanha Agosto Dourado e destaca o Programa Mãe Campinense

No  último dia 16 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro na Unidade de Saúde Adelque Bossardi, do Jardim Flórida, alusivo a campanha Agosto Dourado, com o objetivo conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno para o crescimento e desenvolvimento dos bebês. 

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, pois fornece os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Assim o Agosto dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. 

Cerca de 40 participantes estiveram no encontro, entre gestantes, puérperas e demais pessoas da comunidade que assistiram a uma palestra com a nutricionista e receberam informações que reforçaram a importância da campanha. Durante o mês serão realizadas palestras sobre a alimentação durante a gestação em todas as Unidade de Saúde do município.

Programa Mãe Campinense
A Secretaria de Saúde lançou também no dia 16 de agosto, mais uma edição do Programa Mãe Campinense. Após passar por uma reformulação, o programa implantado como política de saúde pública, foi relançado nesta data, com o principal objetivo de tratar da melhoria da qualidade do pré-natal, humanizar e melhorar o atendimento às gestantes e crianças do Município. 

Pelo programa Mãe Campinense, é realizado o acompanhamento às gestantes nas Unidades de Saúde durante o pré-natal. Aquelas que cumprem todas as etapas deste acompanhamento recebem um kit composto por uma bolsa, caderneta da criança, toalha de banho com capuz, cobertor, trocador de fraldas, babador, termômetro digital, dois pares de meias, culote, body e macacão. Os kits são entregues às gestantes a partir da 35ª semana de gestação. 

Só recebem os kits as gestantes que cumprirem durante seu pré-natal, todos os requisitos determinados como realizar no mínimo sete consultas de pré-natal, sendo preferencialmente a primeira até 12°semana gestacional; passar por no mínimo uma  avaliação odontológica; realizar os testes rápidos de IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis ) e todos os exames de rotina.

O Secretário de Saúde, Leandro Zanetti, falou sobre o programa. “O programa Mãe Campinense é de extrema importância para as gestantes do município, porque incentiva que elas realizem um pré-natal saudável, sentindo-se seguras para o momento do parto”, disse o secretário.

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS