06/05/2024   Segurança DEFESACIVIL

1ª Reunião do Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal fortalece a cooperação em situações de emergência

Na manhã de hoje (06/05), na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, ocorreu a 1ª Reunião do Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal entre os municípios de Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul, em conjunto com o 7º Grupamento de Bombeiros. O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) é uma ferramenta de planejamento e prevenção de crucial importância diante de situações de emergência.

O PAM consiste em uma colaboração voluntária entre vários setores, incluindo empresas de diferentes classificações de risco. Seu objetivo é promover a cooperação entre entidades como o poder público, empresas, órgãos de segurança e outros, a fim de garantir uma resposta rápida à comunidade em casos de incêndios, explosões, vazamentos e outras situações de risco.

A presidência do PAM é composta pelo Presidente Marcelo Henrique Nogueira (representante da empresa Rochesa), o Vice-Presidente e Relações Públicas Alexsandro Tramuntinn Gonçalves (Shopee) e a Secretária Letícia Kais Leite (Metalkraft).

O Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, Major BM André Lopes de Oliveira, ministrou uma palestra sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), uma ferramenta utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná para o gerenciamento de ocorrências, especialmente aquelas de grande magnitude. O SCI utiliza princípios e estruturas padronizadas para otimizar a resposta operacional em emergências.

Além disso, autoridades como o Tenente-Coronel Fernando Ferreira Machado, Comandante do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar, e os secretários municipais de Campina Grande do Sul, Claudio Adão Crozetta (Ordem Pública e Segurança) e Richard Fernandes Vieira (Indústria, Comércio e Turismo), bem como o secretário municipal de Quatro Barras, Paulo Cesar de Lima Junior (Governo e Captação de Recursos), a secretária municipal de Colombo, Ana Paula Polli (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho), e representantes dos três municípios, vereadores, COMPEDECs, Defesa Civil e SAMU, estiveram presentes na reunião, juntamente com os bombeiros militares do 7º GB.

Fotos: Marcia Ferrarini de Souza