07/08/2023   Segurança GM   Eventos

Campina Grande do Sul lança Patrulha Maria da Penha para proteger mulheres vítimas de violência doméstica

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, lançou a Patrulha Maria da Penha. O objetivo da patrulha especializada é prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres, garantindo a sua segurança e integridade.

A Patrulha Maria da Penha conta com uma equipe formada por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) capacitados para realizar atendimentos às mulheres que solicitarem o serviço ou que forem encaminhadas pelo Poder Judiciário.

O prefeito Bihl Zanetti destacou a importância da união de forças para o sucesso da Patrulha Maria da Penha. "A integração do Poder Público Municipal com Poder Judiciário, Ministério Publico, Polícia Civil e Polícia Militar são fundamentais para o combate ao crime.
Tenho a certeza que vai surtir efeito para a população. Iremos continuar investindo em segurança pública, vejo isto como um dever da gestão pública. Capacitamos agentes para o atendimento específico e especial que é a Patrulha Maria da Penha", disse o prefeito.

O secretário Jefferson Cordeiro ressaltou que a Patrulha Maria da Penha era um projeto do plano de governo do prefeito Bihl ainda em 2017 e que agora foi concretizado após finalização do concurso público "Realizamos um sonho do município de Campina Grande do Sul, dando um passo para a segurança e proteção da mulher vítimas de violência doméstica", afirmou Jefferson.

O delegado Dr. Gustavo de Pinho Alves elogiou a iniciativa da Prefeitura de Campina Grande do Sul com a estruturação da GCM e a implantação da Patrulha Maria da Penha. "É de suma importância para darmos uma resposta imediata para as pessoas vítimas de violência doméstica e demonstra a preocupação do poder executivo municipal no que se refere à segurança do município bem como ao combate à violência doméstica que ocorre na comarca", afirmou.

153 Cidadão

O aplicativo chamado 153 Cidadão, que permite aos cidadãos campinenses a fazerem reclamações, denúncias ou ocorrências pelo celular. As mulheres que possuem medidas protetivas terão acesso a um botão especial no aplicativo, chamado "MARIA DA PENHA", que acionará a equipe da GCM em caso de emergência. As mulheres receberão um treinamento dos agentes da GCM para aprenderem a utilizar esta funcionalidade do aplicativo.

Presenças

O lançamento contou com a presença do prefeito Bihl Zanetti; da vice-prefeita Belenice Rotini; do secretário de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Cordeiro; autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público, das MM. juízas Dra. Paula Priscila Candeo, qual coordenou o lançamento do Patrulha no Fórum da Comarca, Dra. Camila Britto Formolo e Dra. Elisa Matiotti Polli, e os promotores Dr. Octacílio Sacerdote Filho, Dr. Fellipe José Gehr e Dr. Diogo de Assis Russo; do novo delegado da Polícia Civil do município, Dr. Gustavo de Pinho Alves; do tenente-coronel Zwir, do 29º batalhão, representando a Polícia Militar; do comandante da GCM, Marcelo Souza; da primeira-dama Fabiana Zanetti e da representante da secretaria de Ação Social, Letícia Silveira. Também estiveram presentes o delegado-chefe Esteves, da Delegacia Metropolitana da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes da GCM, secretários municipais, vereadores, representantes do conselho da comunidade e integrantes da rede de proteção.