Logo Conselho

Ouvidora: Patrícia Simioni da Cruz
Endereço: Rodovia do Caqui, 540 - Recando Verde
Telefone: (41) 3676-8110
Email: ouvidoriasus@pmcgs.pr.gov.br
Horário de Atendimento: 8:30h às 12h e das 13h às 17h

Como Funciona:
. A Ouvidoria recebe e analisa as manifestações;
. Identifica as demandas;
. Remete ao setor competente para os devidos encaminhamentos;
. Analisa a decisão;
. Retorna ao usuário;
. Orienta o cidadão sobre os serviços ofertados pelo SUS Campina Grande do Sul.

Ouvidoria Pública
A ouvidoria constitui-se de uma ferramenta complementar no processo de identificação das reais necessidades dos usuários desta secretaria em relação aos serviços prestados, ao captar os anseios dos cidadãos a organização deve estar disposta a modificar os processos de resultados deficientes na rede.
O cidadão pode participar da gestão administrativa fazendo denúncias. ou mesmo, dando sugestões, assim exercerá a cidadania. Isso deve-se a não utilização de termos estrangeiros em instituições públicas. É importante que a pessoa que atende ao consumidor coloque -se no seu lugar, procurando entender o problema. Isto nem sempre é fácil em função da dificuldade de expressão de muitos, principalmente por se encontrarem numa situação incomum, que pode gerar uma certa tensão. A reposta, no entanto, deve ser clara, demonstrando interesse e esclarecimento as providencias que serão tomadas, para que se estabeleça um vinculo de confiança. Com a implantação, deve-se estar abertos às críticas apresentadas pelos usuários e com as manifestações do ouvidor.

Ouvidoria Pública do SUS de Campina Grande do Sul
O Objetivo da Ouvidoria do SUS de Campina Grande do Sul, é ouvir e registrar todas as reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Este profissional é um intermediador e encaminhará as perguntas e repostas sem favorecimento entre as partes, encaminha a solicitação, sumária, por escrito, algumas sem identificação, casos de denúncia e reclamações. A Ouvidoria da Secretária Municipal de Saúde da PMCGS disponibilizará de acompanhamento estatístico dos casos atendidos, a partir do contato do cidadão com a ouvidoria, as informações e os dados serão apresentados em reuniões mensais e trabalhados com a equipe da ouvidoria e com os setores envolvidos. Espera-se que, desta forma, contribua-se, então para a melhoria das ações e os serviços desta Secretaria.


Fundamento Legal
DELIBERAÇÃO
A Lei Federal nº 8.080/90, assegura a participação na gestão publica em saúde, do SUS nos princípios e diretrizes que determinam as ações e serviços de saúde, expressos nos artigos 196/197/198, considerando a definição do Ministério da Saúde, de que a Ouvidoria do SUS apóia constitui-se num espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do sistema Único de Saúde relativos aos serviços prestados; A deliberação CIB/PR 42/12 ATT aprovada em 27 de Março de 2012, que define os critérios mínimos para a implantação de Ouvidoria Municipal SUS no estado do Paraná Ao DECRETO nº 833/17, aprovada em 03 de Abril de 2017, define os critérios minimos para a implantação da Ouvidoria Municipal de Campina Grande do SUL, PR;


- Em manutenção


- Em manutenção


- Em manutenção