Conselheiros tutelares tomam posse em Campina Grande do Sul
10/01/2020 Social

Tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (10), os cinco novos membros do Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul, para um mandato de quatro anos, em cerimônia realizada no Teatro da Praça CEU.

 

O Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul agora é composto por Marcia Cristina Pavelik, Lucimari Clarinha Casanova, Ana Paula Carmo Dalagrana da Silva, Ketlen Caroline Ramos de Moraes e Raphael Fabian Coimbra da Silva. Os novos conselheiros tutelares foram eleitos em outubro do ano passado.

 

O prefeito Bihl Zanetti, Fabiana Magrin Zanetti - secretária municipal de Desenvolvimento Social, Família e Cultura, e Joice Ceccon Godoy - presidente do CMDCA do município, assinaram o diploma de posse dos conselheiros. Os novos membros do Conselho Tutelar foram chamados para serem diplomados e tomar posse de seus cargos.

 

“O Conselho Tutelar faz a diferença na vida das pessoas, atuando e orientando, ajudando as famílias a se recomporem e melhorarem suas bases e estrutura familiar. Desejo muito sucesso a nova equipe de conselheiros tutelares”, disse Fabiana Zanetti. Ela também ressaltou que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Família e Cultura, continuará oferecendo todo apoio necessário ao Conselho Tutelar do município.

 

Criados pela Lei 8.069 de 1990, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os Conselhos Tutelares têm a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes que estão ameaçados ou tiveram seus direitos violados.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joice Ceccon de Godoy, destacou o papel importante do Conselho na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “O Conselho Tutelar deve agir de forma preventiva para resguardar os direitos e de forma corretiva quando existe ameaça ou a violação já se concretizou. Este é um trabalho de importante relevância para a sociedade”, disse.

 

Estiveram presentes no evento além das autoridades já citadas, os secretários municipais Alexandre Zolet (Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento), André Santos (Sec. Governo, Comunicação e Desenvolvimento Econômico) e Sergio Cavagni (Sec. Políticas Sobre Drogas), ex conselheiros tutelares e comunidade em geral.

 

 

Presidência do Conselho Tutelar

 

Pouco após o evento de posse, os conselheiros tutelares se reuniram e votaram para decidir a presidência do Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul. A escolhida foi Marcia Pavelik.