PORTAL DE NOTÍCIAS

13/09/2022   Social   Eventos

"Setembro Amarelo" é abordado durante blitz educativa no Jardim Paulista

Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida. Esse é o tema da Campanha do Setembro Amarelo. Movimento mundial que objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção. A Prefeitura de Campina Grande do Sul, realizou na sexta-feira (09), uma Blitz educativa da Campanha do Setembro Amarelo, na Rua Prof.  Duílio Calderari, no Jardim Paulista. 
As equipes das secretarias da Ação Social e Saúde, fizeram a entrega de mais de 3 mil panfletos, além de abordagem da população que transitava pelo local.

Mensagem e equipe profissional
Em um dos panfletos há uma frase que segundo profissionais da área, tem o efeito de acolher a pessoa que passa por um momento de dificuldade emocional. “Não é drama, não é frescura, muito menos falta de fé. Se a dor não é sua, não julgue. Acolha! Ame! Cuide!”. 
A blitz ainda orienta e informa às pessoas que o município dispõe de uma equipe multidisciplinar que entende do problema e acolhe o indivíduo  que precisa de ajuda, dando todo suporte necessário. 

Adesão e acolhimento
De acordo com a coordenadora do Cras/Creas do município, Letícia Silveira, a abordagem foi positiva e relevante. “A população aderiu muito bem à blitz. Dentro das famílias, ainda é um tema que norteia o tabu.  E quando fazemos essas ações, nós acolhemos a dor das famílias e assim conseguimos ajudar” esclareceu a coordenadora.
Letícia explica que durante a abordagem na blitz, uma pessoa que passa por uma situação com o filho,  e não sabia que existia essa rede de apoio, os procurou. “Isso mostra a necessidade de bater na tecla de que há apoio profissional sempre. Imediatamente fizemos a intervenção por meio da escuta e acolhida pelos psicólogos” explicou.

Mais ações
Ao longo do mês de setembro estão previstas mais oito ações que devem passar por escolas, uma blitz no pedágio e, em outros pontos do município. 
As equipes realizam palestras e entregam panfletos ao cidadão que recebem orientações com intuito de conscientizar sobre o suicídio e depressão, e a importância da valorização à vida.

Onde procurar ajuda
Em Campina Grande do Sul, há dois pontos para Serviços de Saúde e Apoio. Além desses, há os atendimentos de emergências. 

Serviços de Saúde e Apoio
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial 
– Rua Jorge Bonn Filho, 70 – Jd. Paulista – (41) – 3679-2102
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Rua Prof. Duílio Calderari, 1567 – Jd. Paulista – (41) 3676-8129

Emergências
CVV – Centro de Valorização da Vida
Ligação gratuita pelo número 188
Pronto Socorro e Hospitais

Fotos: Diego Tiller/PMCGS

Fotos