11/02/2019   Educação

Semana Pedagógica chega ao fim reoxigenando base de conhecimento dos profissionais da Educação Municipal para o início de mais um ano letivo

Cerca de 5.700 alunos iniciaram as aulas nesta segunda-feira (11) em Escolas e CMEIs

A Semana Pedagógica em Campina Grande do Sul terminou nesta sexta-feira (08). O evento foi sucesso absoluto. Já no início dos trabalhos, segunda-feira passada (04), mais de 700 profissionais da educação se reuniram no Teatro do Jardim Paulista onde assistiram a um vídeo com as realizações executadas na área.

Ao longo do período oficinas e palestras direcionadas à atualização e qualificação dos servidores municipais da Educação marcaram o calendário de atividades. Uma das ações ocorreu em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Trata-se projeto Cozinha Brasil.

Por meio desta oficina, profissionais responsáveis por elaborar, preparar e servir as refeições nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) tiveram a oportunidade de aprimorar suas receitas e, por consequência, incluir novidades no cardápio dos alunos. “Torta de aveia com maçã, canjica salgada com bastante legumes e quibe são algumas das surpresas”, revela Eliane Schimerski, merendeira do CMEI Tio Luiz Garcia, no Jardim Ceccon.

Satisfeita com os resultados do evento, ao ser perguntada sobre o que coloca atualmente a Educação Municipal em Campina Grande do Sul em posição de destaque, a secretária Neiva Oliveira foi enfática. “Acolher as crianças e entender seus problemas certamente é algo que nos garante um diferencial. Além disso, durante a Semana Pedagógica priorizamos a ação em sala de aula. Tudo que foi apresentado durante serviu para fortalecer ainda mais a nossa Educação”.

Para o prefeito Bihl Zanetti, gratidão é a palavra chave que define seu sentimento diante do esforço da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) ao promover a Semana Pedagógica. Sentimento que segundo ele se abrange a todos os colaboradores envolvidos no dia a dia da pasta. “Devemos agradecer a todo o empenho dos servidores públicos da Educação. Em 2019 temos metas a serem cumpridas, inclusive do nosso plano de governo e para isso contamos com o apoio dos professores e todos os profissionais da área”.

Professor na rede municipal há mais de quinze anos, Julio Domingos revelou a importância do ciclo de atividades, em especial pela reflexão que provocou nos participantes. “A educação não pode parar. Uma ferramenta essencial na construção do ser humano se estiver estagnada é o mesmo que caminharmos para trás. Todo e qualquer acréscimo de conhecimento é bem vindo”, declarou ele.

Jenifer Pereira Costa Deppa, supervisora da Escola Municipal Augusto Staben, no Jardim Paulista, acrescentou que a Semana Pedagógica reflete na relação entre professores, alunos, pais e sociedade. “O processo educacional começa na infância. O que a criança aprende na escola ela leva para sua casa. Isso estreita os laços com a família, o que é fundamental”.

As atividades da Semana Pedagógica 2019 foram distribuídas em Escolas Municipais, CMEIs, na APAE e no próprio teatro José Carlos Zanlorenzi.