31/05/2021   Educação

Profissionais da educação participam de capacitações complementares

A partir do mês de Abril os profissionais da educação da rede de ensino municipal, e a equipe do Centro de especialidades do município, foram inseridos em temáticas de 'horas de estudo complementar', previstas no calendário escolar.

A coordenação pedagógica do Ensino Fundamental a as coordenações da Educação Especial e de Educação Física, separaram materiais de leitura com o objetivo de auxiliar os professores, principalmente neste momento em que as aulas são remotas.

O estudo foi organizado a partir do Referencial Curricular do Paraná, que é o documento norteador para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado do Paraná.

Do primeiro ao quinto ano, os professores receberam o texto do Referencial que tem como objetivo as principais competências a serem desenvolvidas até o final do ano letivo pelos alunos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática, garantindo assim, o direito de aprendizagem dos estudantes previstos da BNCC.

Para concluir as horas de estudos, os profissionais tiveram que responder algumas atividades elaboradas pelas coordenações pedagógicas.

“Sou professora de rede municipal de Campina grande do Sul,  e participando das horas de estudo, tive o imenso prazer de refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida em nossas escolas. Em um momento de grandes mudanças e inúmeros desafios, nos superamos dia após dia aprendendo com cada experiência vivenciada. Neste período de aulas on-line, precisamos garantir o direito de aprendizagem de nossos alunos priorizando a qualidade do ensino. E contando com o apoio excepcional da equipe pedagógica administrativa da Secretaria Municipal de Educação, estamos avançando em estudos, pesquisas sobre o Referencial Curricular do Paraná, e novos conhecimentos voltados para as necessidades de aprendizagem, tendo bem esclarecidos quais os objetivos de aprendizagem enquanto professores e quais as competências específicas de aprendizagem precisam ser desenvolvidas em cada série”, disse a  Supervisora da Escola Municipal Alessandra Cristina Assunção, Jeniffer Costa Pereira Deppa.