17/05/2021   Educação

O desafio em manter o vínculo entre escola e família durante a pandemia

Neste momento de pandemia, falar sobre adaptação ao ensino à distância tem sido bastante desafiador, seja para as famílias ou as escolas. A quarentena e a necessidade de isolamento social ao longo do ano, trouxe um cenário totalmente novo até mesmo para os responsáveis que ainda lutam para se adaptar à nova realidade.
De um lado, a família, que traz o significado de acolhimento, cuidado, afeto e transmissão de valores, do outro a escola, como espaço de aprendizagem, convívio com as diferenças e fortalecimento de valores universais. Ambas essenciais na vida das crianças.

CMEI Vó Elça

Depoimento da família: Kelma R. Pereira, Osiel C. Fagundes, aluno Nathan R. Fagundes

"Este período requer maior atenção dos pais aos filhos, e as atividades e os materiais enviados pelo CMEI, contribuem para um maior envolvimento entre pais e filhos. Agradecemos em especial as professoras pelo carinho dado e pela interação junto aos pais e filhos a cada atividade postada."

CMEI Assis Bossardi

Depoimento da mãe: Estela Demétrio da Silva, aluno: Arthur Demétrio Cordeiro

“Nós como família do Arthur temos visto que as atividades remotas que estão realizadas têm surtido grande efeito em seu desenvolvimento motor e cognitivo. Os temas abordados e atividades propostas pela equipe pedagógica do CMEI são de excelente qualidade.”

Os canais de comunicação digital como o WhatsApp é uma estratégia de ouro para fortalecer a comunicação entre família e escola, esses meios são utilizados frequentemente por alunos, pais e professores, para ajudar nas atividades escolares.

“Em meio a essa pandemia, reconheço e valorizo todo o esforço e dedicação das famílias e dos profissionais da educação, pois a nossa rotina escolar, esta passando por alterações necessárias, garantindo com segurança a saúde de todos.” Diz a secretária Municipal da Educação, Simone Ferrarini de Souza Millek.