20/11/2021   Educação

Escolas municipais trabalham em sala de aula o Dia da Consciência Negra

Hoje, dia 20/11, é celebrado em todo o país o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares. A ocasião é dedicada à reflexão para discutir o racismo e promover a ideia de integração igual da população negra na sociedade.

A Lei nº 10.639 de 2003 tornou obrigatório em todas as escolas do país, o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, a luta e a formação dos negros na sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

Para marcar o dia, as escolas da rede municipal de ensino recordaram a data, desenvolvendo com os alunos atividades voltadas à valorização desta cultura, com representações musicais, danças e literatura infantil.

Os ambientes educacionais são espaços privilegiados para promover a eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação, fazendo com que as crianças, desde muito pequenas compreendam e se envolvam conscientemente em ações que conheçam, reconheçam e valorizem a importância dos diferentes grupos étnicos raciais para a história e cultura brasileira.

“Essa é uma das responsabilidades da escola mais importantes na educação das crianças, ensinar e educar valores humanos e sociais, sendo necessário ter um olhar cuidadoso para abordar o tema”, destacou a secretária municipal da educação, Simone Ferrarini de Souza Millek.