Portal de Notícias

24/09/2025     Educação  

Escolas Municipais de Campina Grande do Sul Recebem o Programa Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola

O programa “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência, iniciou, neste mês de setembro, a primeira etapa das atividades nas 12 escolas municipais de Campina Grande do Sul. O programa é desenvolvido com os alunos do 5º ano e tem como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao sistema de justiça por meio da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania.

Na Escola Municipal Nilce Terezinha Zanetti, localizada no bairro Terra Boa, os alunos participaram de uma roda de conversa, a partir das perguntas: “O que vocês entendem por justiça? Já ouviram falar em direitos e deveres?”. A discussão foi enriquecida com exemplos do cotidiano escolar, nos quais os próprios estudantes identificaram direitos, como o de aprender, de ser respeitado e de brincar, e deveres, como o de cuidar do espaço escolar, respeitar colegas e professores, e participar das atividades propostas.

Os alunos receberam a cartilha do programa “Brasilzinho – Cartilha da Justiça em Quadrinhos”, destacando sua importância como material de apoio do programa “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola”.

Nos encontros seguintes, os alunos leram coletivamente diversas histórias em quadrinhos presentes na revista, como “A Justiça faz parte dos três poderes”, “O Juiz”, “O Promotor de Justiça”, “O Advogado e a Defensoria Pública”, entre outras. A partir dos diálogos, os alunos apontaram atitudes que poderiam adotar dentro da escola para garantir respeito e uma convivência justa.

Para consolidar a aprendizagem, cada grupo produziu cartões com suas ideias, que foram expostos em murais intitulados: “Na escola justa, temos...” e “Brasilzinho na nossa escola”.

Durante o período do projeto, a escola recebeu a visita de representantes do Poder Judiciário (juíza, promotor, advogados e defensores públicos), que apresentaram aos alunos suas funções e compartilharam experiências sobre a importância da justiça na sociedade. A palestra possibilitou um contato direto com os profissionais da área, tornando o aprendizado mais significativo e aproximando os estudantes da realidade da cidadania e da justiça no cotidiano.

“O trabalho despertou grande interesse nos alunos, que participaram ativamente das leituras, discussões e produções. Observou-se avanço na compreensão sobre a importância das regras, das leis e das atitudes de respeito, bem como maior consciência acerca de seus direitos e deveres no convívio escolar e social”, destacou a diretora Dilmari Aparecida de Arruda.

‘‘As crianças demonstram muita curiosidade em receber os magistrados, ouvindo atentamente as explicações e participando ativamente com perguntas que refletem suas dúvidas e interesses naturais. Um dos momentos mais marcantes, ocorre quando m a oportunidade de vestir a indumentária dos magistrados, o que desperta entusiasmo e alegria. A atividade envolve profundamente os estudantes, proporcionando-lhes segurança para relacionar o que aprendem às suas próprias realidades e, assim, fortalecer a compreensão de conceitos importantes sobre justiça e cidadania’’, completou a coordenadora do ensino fundamental, Lucélia Fernanda Arcanjo Tonett.

A experiência reafirmou a relevância de trabalhar o tema da justiça na escola, pois favorece a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e responsáveis, capazes de compreender que a convivência justa e harmoniosa depende tanto do conhecimento dos direitos quanto da prática dos deveres.

Matéria: Marcia Ferrarini de Souza – Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais

Ir para o inicio Ir para o rodapé Ir para o menu