03/07/2022   Educação

Cmei Dilacir da Rocha Lima é inaugurado no Jardim Paulista

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação, inaugurou na tarde de 30/06, um novo Cmei no bairro Jardim Paulista, que recebeu o nome da professora Dilacir da Rocha Lima, falecida em 08 de abril de 2016, que contribuiu para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens, sendo diretora do Colégio Campos Sales por 12 anos.

O novo Cmei foi construído com recursos próprios do município e recursos do Programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Com estrutura física ampla, o estabelecimento conta com uma área construída de 1.311 m², com salas pedagógicas, fraldário, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, entre outros ambientes, para atendimento de até 376 crianças entre zero a cinco anos.

O evento foi marcado por apresentações dos alunos do Cmei em comemoração e agradecimento pela conquista. A turma do Infantil V fez a apresentação da música “Vamos construir” com a interpretação do aluno Fernando Rodrigues, com direito a coreografia de seus coleguinhas. A aluna Julia Vuiesko dos Santos do Amaral Teixeira fez um agradecimento especial em nome de todas crianças do Cmei ao prefeito Bihl Zanetti.

A secretária da Educação, Simone Millek, agradeceu ao prefeito. “Parabéns à gestão do prefeito Bihl Zanetti, por todo empenho e dedicação em prol da educação do nosso município. Investir na educação é muito importante para garantir o desenvolvimento da população”, conclui a secretária.

O prefeito Bihl Zanetti cumprimentou os presentes e falou sobre a estrutura do novo Cmei: “Essa é mais uma obra importante que estamos inaugurando. É uma excelente estrutura onde podemos proporcionar junto aos profissionais que aqui atuam, um ensino com maior qualidade e que auxilie no desenvolvimento de nossas crianças. É mais um compromisso que cumprimos junto à população”, concluiu o prefeito.

Homenagem
O evento foi marcado pela homenagem feita à professora Dilacir da Rocha Lima (in memorian), personalidade que denomina o espaço público, e seus familiares, que foram representados na solenidade pela Senhora Nelci Yara da Rocha Lima Pereira.

Dilacir da Rocha Lima, nasceu no dia 11 de setembro de 1934, em Timbú, antiga denominação de Campina Grande do Sul. Dilacir casou-se formando família com Odorico Bandeira de Lima, com quem teve 5 filhos: Nancy, Nelcy, Nilce, Odorico Júnior e Alessandra; doze netos e uma bisneta. Dilacir foi professora, vindo a ser diretora por doze anos no Colégio Campos Sales. Posteriormente exerceu a função de secretária na Câmara de Vereadores do município. Após a sua aposentadoria, dedicou-se integralmente à prestação de serviços comunitários na localidade do Barro Branco, onde residia. Para quem conviveu, Dilacir foi uma mulher que viveu à frente de seu tempo, conciliando estudos, trabalho e família em uma época em que as mulheres tinham poucas oportunidades. Faleceu em 08 de abril de 2016.

O prefeito Bihl Zanetti realizou o descerramento da placa da biografia da homenageada, que integrará a estrutura do espaço público.

Presença
        Participaram do evento, a Procuradora Geral do Município, Bruna Ferrarini Berleis; o  secretário de Governo e Comunicação, Michel Gil Vespasiano Lopes; secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Jeanderson Souza de Oliveira; secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte; secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Helton Collere; secretário de Indústria e Comércio, Venício dos Santos Ferreira; secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Júnior Bandeira; secretário de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Rosa Cordeiro; os vereadores Cleverson Antônio Cordeiro Dalprá, Ismael Moraes de Oliveira e Sérgio Cavagni; Nancy, Nelcy, Nilce, Odorico Júnior e Alessandra, filhos de Dilacir da Rocha Lima.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS