27/05/2020   Administração

Campina Grande do Sul está entre os cinco municípios da Região Metropolitana com maior índice de transparência, segundo TCE

Uma boa notícia para os campinenses é a classificação do município no ranking do ITP (Índice de Transparência da Administração Pública). Campina Grande do Sul ficou entre as cinco cidades da Região Metropolitana de Curitiba, no quesito das mais transparentes quando se trata de administração pública.

O levantamento publicado no site do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), mostra o município na 60ª posição entre as 399 prefeituras do Paraná, estando, na Grande Curitiba, atrás apenas de Piraquara, Mandirituba, Pinhais e Balsa Nova. Campina Grande do Sul atingiu, conforme a publicação, 74,63% no índice de transparência na gestão.

"Esses resultados são extremamente positivos e atestam a credibilidade da nossa gestão junto a uma instituição tão competente como é o Tribunal de Contas do Estado do Paraná", destaca o prefeito Bihl Zanetti.

RANKING – o próprio TCE-PR informa que o Índice de Transparência da Administração Pública é um parâmetro instituído pela entidade para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018. São analisados os portais das 399 prefeituras do Paraná, que geram o ranking do ITP.

CONTAS EM DIA - A Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul está com as contas em dia. É o que revela o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), ao emitir parecer favorável e conclusivo diante do exercício financeiro de 2018. O resultado traduz a seriedade e a responsabilidade com que o dinheiro público é aplicado no município.

ÍNDICE FIRJAN - A 56ª posição no ranking nacional da FIRJAN, conforme estudo divulgado em outubro de 2019, atesta a eficiência da administração pública municipal dentre os cerca de cinco mil municípios brasileiros. Na Região Metropolitana de Curitiba, Campina Grande do Sul destaca-se ao obter a primeira posição. No Paraná, a 15ª colocação.

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todas as cidades do Brasil em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde.