PORTAL DE NOTÍCIAS

16/09/2022   Esporte  

Atletas Campinenses de Karatê são convocados para integrar a Seleção Brasileira no mundial na Eslovênia

Apesar da excelente notícia, os atletas carecem de patrocínio da iniciativa privada, o que pode vir a deixá-los de fora da seleção

Os caratecas, Suellen de Souza da Silva e Eduardo de Santi, moradores de Campina Grande do Sul, receberam na tarde da terça-feira (13), a convocação da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATÊ-DÔ TRADICIONAL – CBKT, para formar a equipe da Seleção Brasileira que irá disputar o Mundial de Karatê na Eslovênia entre os dias 09 e 22 de novembro.


Os atletas trouxeram medalhas de ouro e bronze, recentemente no Brasileiro de Karatê, realizado em Fortaleza - CE entre os dias 08 e 11 de setembro.


Colecionadora de títulos aos 34 anos e competindo desde os 14 anos, Suellen disputa a modalidade adulta do Karate-Dô Tradicional. Já Eduardo de Santi, de apenas 17 anos, subiu no ranking após conquistar três medalhas no Brasileiro.


Em busca de patrocínio

Ambos os atletas não possuem patrocinador fixo. Contudo, a possiblidade de representarem Campina Grande do Sul e o Brasil depende de patrocínio. São atletas gabaritados e com diversos títulos no ranking.


A carateca Suellen é bicampeã mundial, tricampeã panamericana, hexacampeã brasileira e multi-campeã paranaense. O jovem Eduardo de Santi, é vice-campeão brasileiro, campeão paranaense, campeão do sul-sudeste e já foi campeão da copa dos campeões do Paraná - 2019 e 3° lugar no brasileiro – 2019.


Não sei se vamos”

“É um misto de alegria e tristeza. Feliz por ser convocada. Isso é fruto do trabalho físico e da orientação do Sensei Nelson Vagner de Santi. Porém, sem patrocínio não tenho certeza se irei. Temos um prazo para comprar as passagens, pois toda a seleção brasileira tem que embarcar junto” relata Suellen.


“Recebi a notícia com imensa motivação. Mas, sem patrocinador é pouco provável que eu vá no mundial” contou Eduardo que foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira.

Prata e bronze no Brasileiro

Suellen se destacou na etapa do Brasileiro realizada em Recife e trouxe para Campina Grande do Sul a medalha de prata conquistando o 2º lugar em Fukugo - categoria em que o atleta mostra o Kata (forma) e também o Kumitê (luta). A medalha de bronze foi conquistada em equipe com apresentação do Kata. Além de Suellen, o atleta campinense Eduardo de Santi, conquistou medalhas de ouro e bronze - 1º lugar em Kumitê em equipe, e, 3º em Kumitê individual júnior.


Agradecimento e apoio

De acordo com o professor de Karatê da Secretaria de Esporte, Sensei Nelson Wagner de Santi, os atletas merecem a convocação para a seleção brasileira. “São atletas dedicados e disciplinados e que tem todo mérito para essa convocação por todo esforço. Eles estão bem pontuados no ranking” enfatizou Wagner.


O secretário de esporte, Helton Colere, destaca a dedicação e o exemplo que os atletas representam no município. “A Suellen é vitoriosa e traz perante o esporte um exemplo de superação, seriedade e determinação. O Eduardo, com apenas 17 anos já recebe a primeira convocação para a seleção. Orgulho para nossa cidade. Contem sempre com nosso apoio” explicou.


Aulas de karatê

O município oferece aulas gratuitas de Karatê pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Atualmente cerca de 350 alunos participam diariamente das aulas que são ministradas nos núcleos da Secretaria, salão da Igreja Católica do Jardim Paulista e na Praça CEU.


Informações para se inscrever nas aulas de Karatê:

(41) 3676 8166 - Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Campina Grande do Sul.

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS